Home ABCESSO DENTAL - PÚS

Abscesso dentário, uma infecção silenciosa

E-mail PDF

Infecção apresenta acúmulo de pus, dor local e até mesmo dor de ouvido

O abscesso é caracterizado pelo acúmulo de pus, uma mistura de líquido, glóbulos brancos vivos ou mortos, tecido morto e bactérias, devido a um deslocamento ou uma desintegração de tecidos. Ele aparece quando uma área de tecido é infectada, mas o organismo não consegue evitá-la e a infecção se dissemina.

No caso dos dentes, o abscesso pode ser resultado de um agravamento da cárie dentária, de um trauma dental, de uma inflamação e infecção no osso ou nos canais do dente. Com as aberturas no esmalte do dente, as bactérias conseguem infectar a área central (polpa) e dessa forma, a infecção pode atacar, inicialmente, a raiz do dente e se propagar até os ossos.

Os sintomas mais conhecidos do abscesso são: dor no local, dor de ouvido, febre, dor de ouvido, inchaço dos gânglios (íngua), do pescoço e abaixo da mandíbula. Além disso, é comum o paciente sentir mal estar e um gosto ruim na boca.

Para tratar o caso, a maior recomendação é procurar um dentista e iniciar os devidos procedimentos. Normalmente, o tratamento do abscesso tem início com a abertura do canal do dente ou da extração, seguido de prescrição de medicamento e cuidado final do canal.

Por Pâmela Nunes

Palavras-chave: abscesso, abscesso dentário, pus, infecção, dentista, emergência, canal, dor, dente
, bactérias

 

 

Comentários   

 
+2 #27 Diego 04-03-2015 10:58
Fiz um tratamento de canal em 2008 e hoje (2015) estou com dores abaixo do dente tratado. Em uma radiografia detectou-se uma mancha escura abaixo do dente tratado. O dentista acabou abrindo novamente o canal até chegar na gengiva, fazendo com que o pus saísse. Este procedimento é correto? O tratamento de canal deve passar da raiz do dente? Obrigado!
Citar
 
 
0 #26 fabiana 27-01-2015 04:49
Ola estou com um dente com carie e quebrando , a duas semanas nasceu um caroco no meu pescoc dp mesmo lado do dente. Pode estar relacionado a isso.
Citar
 
 
0 #25 van 21-09-2014 00:19
:o :cry: gente tem 2 semanas q fiz a primeira parte do canal do dente pre molar superior ai esta com curativo mas esta saindo um gosto ruim na boca oq faço?
Citar
 
 
-1 #24 michelle 29-08-2014 19:14
Eu estou com uma bolha de puz na gengiva meu dente tem cárie dói muito mais tem hora que não dói ele ta mesmo com infecçao ?
Citar
 
 
+1 #23 joao 21-08-2014 20:18
Estou há 7 dias com fores fortes na zona do siso inferior, não consigo comer nem dormir de tantas dores.
No primeiro dia comecei logo com antibiotico, muito fraco, nada fez. Ao quinto dia reforcei com antibiotico mais forte, e ontem comecei a sangrar muito da gengiva, sangue muito espesso, que sai junto ao siso inferior.

A dor está agora a passar, mas estou em pânico pois acordo cheio de sangue em toda a almofada e sangue espesso na boca todo o dia a sair.

Será isto sinal que a infeccão está a passar? Porquê tanto sangue!?!?
Citar
 
 
0 #22 graciele 15-02-2014 20:11
Estou com um bolinha de pus na gengiva da meu dente ela vvai estará
Citar
 
 
+6 #21 nessa 24-11-2013 23:15
Essa não, não a remédio oral que resolva, quando comecei a sentir dores muito fortes procurei um hospital e me aplicaram uma injeção p/ dor, foi a minha salvação...
Citar
 
 
+2 #20 Edna Silva 12-11-2013 12:28
Continuando...
Hoje ele tem 19 anos, de uma hora prá outra inchou seu rosto (do lado do nariz) e sua gengiva tbm...qdo ele foi ao dentista, todo ficaram assustado, ele estava com uma infecção séria!!! Foi necessário abrir 4 dentes (canal) extrair todo o pus, fechar os 4 dentes no curativo e fazer uma cirurgia para retirada de um cisto. Ele perdeu uma grande quantidade de massa óssea e não foi feito enxerto para evitar uma nova infecção. Minha pergunta é: Esse ocorrido é devido ao trauma na infância? há risco de perda desses dentes? Obrigada!
Citar
 
 
+1 #19 Edna Silva 12-11-2013 12:26
Olá, boa tarde!
Meu filho quando tinha 1 ano de vida caiu e um dentinho que estava já nascido entrou todo para dentro, levei imediatamente ao dentista e ele receitou um anti inflamatório e pediu para não fazer mais nada, pois o dentinho voltaria para o lugar. Ok, correto, voltou mesmo, mas qdo ele completou 7 anos, o dentinho definitivo nasceu com um defeitinho, meio que quebrado, faltando a pontinha...com o passar do tempo ele tratou, fez uma obturação e tudo bem...
Citar
 
 
+4 #18 miriam 22-09-2013 20:42
Depois de arrancar um dente eu fiquei com landra debaixo do ouvido já faz 9 mês, já tomei vários remédio e nada de sair.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

AddThis Social Bookmark Button